Entre em contato conosco através do email contato@nostodos.com.br
Please select a page for the Contact Slideout in Theme Options > Header Options

10 filmes imperdíveis sobre pessoas com deficiência

10 filmes imperdíveis sobre pessoas com deficiência
janeiro 6, 2014 Nós Todos

O cinema já registrou inúmeras vezes a vida de pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, mas alguns filmes fizeram história envolvendo, emocionando e divertindo públicos de todas as idades.
Separamos 10 desses filmes que você não pode deixar de ver! Confira a lista abaixo:

10 – Murderball (Estados Unidos, 2005)

Sinopse: Um filme sobre tetraplégicos que jogam um esporte de intenso e agressivo contato em cadeira de rodas, superando barreiras inimagináveis para competir nas Paralimpíadas de Atenas, na Grécia, em 2004.

9 – Colegas (Brasil, 2013)

Sinopse: Os colegas, Stalone, Aninha e Marcio vivem em um instituto para pessoas com síndrome de Down, eles querem fazer realidade de seus sonhos, ver o mar, casar com um cantor e voar, respectivamente. Decididos a realizar seus sonhos, após se inspirarem em filmes que eles assistiram, eles roubam o carro de Arlindo, partindo para o interior de São Paulo destinados a Argentina, Buenos Aires. Procurados pela polícia, eles assaltam com uma arma de brinquedo lojas de conveniências em postos de combustíveis na estrada. São colocados dois policiais para tentar lhes conter, já que eles são considerados bandidos perigosos.

8 – Mr. Holland – Adorável Professor (Estados Unidos, 1995)

Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

7 – Procurando Nemo (Estados Unidos, 2003)

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

6 – Forrest Gump (Estados Unidos, 1994)

Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

5 – Ray (Estados Unidos, 2005)

Sinopse: Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.

4 – Perfume de Mulher (Estados Unidos, 1992)

Sinopse: Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

3 – Rain Man (Estados Unidos, 1989)

Sinopse: Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

2 – Mary and Max (Estados Unidos, 2010)

Sinopse: Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

1 – Intocáveis (França, 2012)

Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Confira a classificação indicativa dos filmes.

3 Comentários

  1. Dalva Rosa dos Anjos 4 anos atrás

    Ótima pedida Gabriel e equipe! Vou compartilhar.
    Um grande abraço.

    • Mauana Simas 4 anos atrás

      Agradecemos Dalva.
      Esperamos vê-la por aqui novamente.

      Abraços,
      Nós Todos

  2. André Souza 4 anos atrás

    pessoas brilhantes tem idéias facinantes

    parabens

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*