Entre em contato conosco através do email contato@nostodos.com.br
Please select a page for the Contact Slideout in Theme Options > Header Options

10 artistas incríveis com deficiência

10 artistas incríveis com deficiência
dezembro 9, 2013 Nós Todos

10 – Grandpa Elliott

O cantor de Nova Orleans, nos Estados Unidos, cantou nas ruas da cidade por mais de 50 anos até que foi descoberto no primeiro disco do projeto Playing For Change, que percorreu o mundo gravando canções famosas interpretadas por artistas de rua. Elliott ficou totalmente cego em 2005, ano que em o projeto o descobriu. Desde então, Grandpa Elliott se destacou não só pela voz marcante, como também pela habilidade na gaita e na harpa. O artista esteve no Brasil em 2011.

9 – Herbert Vianna

O vocalista da banda brasileira Os Paralamas do Sucesso, sucesso absoluto nos anos 80 e 90, ficou cadeirante após um acidente aéreo. Depois do acidente, Herbert continuou compondo, tocando e Os Paralamas do Sucesso lançaram outros 5 discos. Em 2013, a banda completou 30 anos de carreira e fizeram uma turnê nacional. Para que Herbert possa se movimentar com independência no palco, a banda implementou uma rampa de acesso.

8 – Itzhak Perlman

O músico israelita é considerado um dos maiores violinistas da história. Ainda criança, Itzhak foi diagnosticado com poliomielite, doença que deixou o artista com a mobilidade bastante reduzida. Em 1963, aos 18 anos, o músico já havia se apresentado em um dos maiores teatros da Inglaterra. Itzhak compôs e interpretou temas de filmes, com destaque para a Lista de Schindler, que venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

7 – Sudha Chandran

A dançarina e atriz indiana teve uma das pernas amputadas após um acidente de carro. Sudha virou um símbolo na luta pelos direitos da mulher e das pessoas com deficiência. Se consagrou na Índia e ao redor do mundo, vencendo prêmios pelas belas interpretações no cinema e na televisão.

6 – Blind Boys of Alabama

Vencedores de 5 Grammys, os cinco músicos-fundadores se conheceram ainda bem jovens no Instituto de Cegos do Alabama e encontraram em comum o talento musical e a paixão pela música gospel. O swing e a batida da música dos “Meninos Cegos do Alabama” encantam multidões pelo mundo, e não só quem gosta de música gospel. Em 2004, os músicos gravaram com Ben Harper. A formação atual mistura músicos da formação original e outros novos. Os músicos são ativistas pela inclusão e têm frases marcantes como quando declararam “Nossa deficiência não é uma incapacidade, não é sobre o que não podemos fazer. Trata-se do que você faz. E o que fazemos é tocar uma boa música gospel”.

5 – Hermeto Pascoal

Uma das maiores do Brasil, a música de Hermeto Pascoal já foi inspiração para nada menos que Miles Davis. O músico, que tem deficiência visual, já gravou mais de 30 discos no Brasil e no mundo. Multiinstrumentista, Pascoal é apaixonado por sons da natureza e nos anos 90, especialmente, se dedicou a projetos musicais infantis.

4 – Stevie Wonder

Um dos maiores hitmakers da história, Stevie tem músicas conhecidas e reproduzidas pelo mundo todo, que o deram mais de 20 Grammys. Stevie não é só famoso por sua qualidade musical. O cantor, que ficou cego por complicações em seu parto prematuro, tem voz ativa na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Em 2013, esteve na reunião da ONU, considerada a mais importante sobre essa causa, para discutir o que será pensado e feito pela inclusão das pessoas com deficiência.

3 – Andrea Bocelli

O cantor lírico italiano tem uma das mais belas e fortes vozes do estilo musical no mundo. Andrea ficou cego aos 12 anos jogando futebol. O cantor também é ativo militante pelos direitos humanos e pela igualdade. Em 2011, criou a Andrea Bocelli Foundation, para lutar a nível internacional pelo que acredita.

2 – Ray Charles

O músico norte-americano é considerado um mito. Pioneiro da Soul Music, Ray encabeça listas de maiores músicos de todos os tempos. A história de Ray, retratada em filme homônimo, é forte e sua deficiência visual tornou sua trajetória ainda mais complexa. A genialidade de Ray só foi ofuscada por seus problemas com álcool e drogas. Ray morreu aos 73 anos, tendo lançado mais de 50 discos e deixado milhões de fãs.

1- Ludwig Van Beethoven

Considerado um dos maiores gênios musicais de todos os tempos, Beethoven ficou surdo aos 26 anos e com o pouco que sabia-se sobre surdez no século XVIII, entrou em depressão e quase cometeu suicídio. Segundo o próprio artista, a música fez com que ele revertesse o jogo. Beethoven continou compondo e, em 1824 lança a Sinfonia 9o em Ré Menor, obra que muitos consideram como a mais importante e trangressora de Beethoven, que incluía, pela primeira vez na história, a voz humana (coral) em uma sinfonia.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*